Voltar - Educamococa

PROJETO: “Uma lenda, duas lendas, tantas lendas.”
EMEB “Professora Vera Sandoval Meirelles”
Professora: Cidinha Toscano – 4ª série G
Coordenadora: Sandra Regina Benevenuto

Alunos participantes:
Ana Cláudia de Souza
Bruno Abelini da Silva
Eduardo Roberto de Faria
Fernanda de Lourdes Manoel
Gabriel Angelini Bastos
Gustavo Bernardo de Almeida
Gustavo Pereira
Ingrid Castro da Silva
Jhonathan Alexandre Baroni
José Francisco Policiano
Kathelyn Andreina Batista
Kevin Alexsander de Souza
Larissa Stefani Rodrigues
Leonardo Souza Pereira
Letícia Cremasco Ferreira
Luan Domingos Oliveira
Marcos Vinícius de Oliveira Marques
Nagila Cristina Miguel
Naiara Medeiros Gomes dos Santos
Paulo Sérgio Ortelan Filho
Pedro José Anacleto
Rafaele Joice da Silva
Renan Matheus da Silva
Sarah Natiely Santos Araújo
Tainá Matos Olímpio
Vinícius Henrique Oliveira
Wesley Nogueira Marcelino
Esdras Anastácio de Sousa

1 - Levantamento do conhecimento prévio:
O que são lendas?
Como e por que surgiram as lendas?
Quando e onde surgiram as lendas?

2 - Listagem das lendas conhecidas
Iara
Curupira
Saci-pererê
O boitatá
Mula sem cabeça
O lobisomem
O Negrinho do Pastoreio
A lenda da mandioca
A lenda da criação do homem
O boto cor de rosa
A loira do banheiro
O caipora
A lenda da Vitória – Régia
A gang dos palhaços
A lenda dos diamantes
A lenda do guaraná
A lenda da mandioca

3 - Construção de gráfico das lendas preferidas pelos alunos da 4ª série G:
Coleta de dados
Tabulação
Construção do gráfico

4 - O que são lendas?
Conceito I: Lenda é uma narrativa transmitida pela tradição, de eventos geralmente considerados históricos, mas que não se pode provar se são autênticos.
Conceito II: São histórias fantásticas e imaginosas, criadas pela imaginação popular e passadas de pai para filhos ao longo do tempo.
Conceito III: Relatos de tradição popular, narração escrita ou oral, de caráter maravilhoso, na qual os fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela imaginação poética.

5 - Surgimento das lendas: quando e onde?
A palavra lenda aparece pela primeira vez através do bispo italiano Jacobus de Varazzo, em meados do século XII, portanto durante a Idade Média.

6 - Alguns tipos de lendas:
lenda sobrenatural (ligadas ao extraordinário);
lenda histórica (origem lendária de países e civilizações);
lenda naturalista (fenômenos naturais: os astros, o tempo, os aspectos geográficos como vegetação, montanhas, vulcões, surgimento da Terra, ...);
lendas dos gigantes e do surgimento do homem;
lendas africanas;
lendas gregas;
lendas indígenas;
lendas regionais (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste).

8 - Sintetizando:
A lenda é uma narrativa criada pela tradição oral com o objetivo de explicar fatos e fenômenos para os quais não existem explicações precisas.
Apresenta uma relação direta entre o momento histórico e o povo que a cria.
Inicialmente a lenda era um documento que reunia os comportamentos exemplares de santos e mártires.
A diferença entre lenda e fábula do conto maravilhoso é que mesmo permitindo invenções, seus personagens são sempre seres humanos.
A lenda narra episódios referentes a grupos sociais e não aos indivíduos. E a pessoa que realiza o ato histórico para atender as necessidades da comunidade é um herói nacional.
De acordo com o motivo, a lenda representa uma modalidade diferente. Formação de cidades, origem dos povos, explicação sobre fenômenos da natureza, são alguns dos temas mais abordados nas lendas.
Muitos autores da literatura brasileira serviram-se de lendas, principalmente as indígenas, para escrever seus romances, como José de Alencar, no século passado, e Mário de Andrade, neste século.

9 – Estudo de agumas lendas
O dono da luz;
Santo Tomás e o boi que voava;
Beowulf e o dragão;
A lenda da vitória-régia;
A lenda do papagaio Crá-Crá;
A lenda do Saci-pererê;
A lenda do Curupira;
As travessuras do Saci;
Como a noite apareceu;
A lenda do girassol;
A lenda da mandioca;
A lenda da origem do Sol e da Lua;
Como nasceram as estrelas;
Uma lenda da criação do homem;
O talento e o homem;
A lenda de Narciso;
A lenda do livro.

10 - Recontando lendas na classe baseando – se em um roteiro:
Nome da lenda:
Origem:
Região:
Personagens:
Características dos personagens:
Síntese da lenda

11 - Confecção de maquetes para visualização das lendas recontadas.
12 - Apresentações de lendas para os outros alunos da escola.

Projeto Lendas
Nós, alunos da 4ª série G, estamos trabalhando o Projeto “Uma lenda, duas lendas, tantas lendas...” com o objetivo de conhecer a importância das lendas para a nossa cultura; conhecer sua estrutura; ler, interpretar e ampliar nosso repertório sobre lendas, recontando-as; reescrevendo-as e analisando os recursos linguísticos das mesmas, e comparar lendas de diferentes épocas e lugares ampliando assim o nosso repertório para assim produzirmos lendas orais e escritas e chegarmos ao final do projeto produzindo uma coletânea de lendas diversificadas.
Através desse trabalho além de conhecermos as lendas brasileiras estamos também entrando em contato com as lendas universais que nos permitem conhecer culturas diferentes da nossa que se encontram num mesmo país; conhecer diferentes pontos de vista para a descoberta de novos valores, não tomando nossa cultura como a única “possível”.
Hoje, queremos compartilhar com vocês um pouquinho desse trabalho recontando algumas lendas, e para isso confeccionamos maquetes para uma melhor visualização das lendas recontadas.

Observação
Esta apresentação ocorreu no dia 24 de maio de 2010, na quadra da EMEB “Professora Vera Sandoval Meirelles”, como uma etapa do Projeto “Uma lenda, duas lendas, tantas lendas, ...”, contudo este ainda não terminou, e o estudo das lendas continuará.